Abaixo segue um Resumo
do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais (Deliberação CEETEPS nº 87/2022
1. Estrutura e Finalidade das ETECs
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As ETECs integram a rede do CEETEPS, regidas por princípios de gestão democrática, diálogo e participação coletiva.
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Finalidades: formação cidadã, inserção no trabalho, desenvolvimento social e produtivo, produção cultural, científica, tecnológica e esportiva.
2. Organização Administrativa
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Órgãos colegiados: Conselho de Escola (delibera sobre PPP, planos de gestão, aplicação de recursos, calendário, normas de convivência) e Conselho de Classe (avalia aprendizagem, propõe medidas pedagógicas, decide retenções/promuções).
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Administração da ETEC composta por: Direção, Coordenação Pedagógica, Serviços Administrativo e Acadêmico, Relações Institucionais, Orientação e Apoio Educacional e Classes descentralizadas.
3. Direção
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Diretor exerce mandato de 4 anos, indicado a partir de lista tríplice formada por consulta à comunidade escolar (75% peso de servidores/docentes e 25% alunos).
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Recondução limitada a dois mandatos consecutivos, com avaliação anual de desempenho.
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Atribuições: gerir recursos, garantir cumprimento curricular e legal, coordenar PPP, expedir diplomas/certificados, promover integração escola-comunidade.
4. Estrutura Curricular
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Ensino Médio: três séries anuais, baseadas em BNCC + itinerários formativos.
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Educação Profissional Técnica de Nível Médio: integrada, concomitante, subsequente ou intercomplementar, articulada ao Ensino Médio ou EJA.
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Possibilidade de organização modular, semestral ou em alternância (escola/ambiente externo).
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Estágios obrigatórios ou não, supervisionados, com registro no histórico.
5. Regime Escolar
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Ingresso: via processo seletivo ou outras formas previstas no PPC, com ampla divulgação.
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Classificação e Reclassificação: avaliação de competências para transferência, retorno ou avanço.
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Matrícula: confirmada em até 5 dias letivos; trancamento permitido 1 vez por série/módulo.
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Agrupamento: turmas de até 40 alunos (mín. 1,2 m² por aluno); divisão em turmas menores em aulas práticas.
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Transferências: aceitas mediante vagas, histórico escolar e avaliação de competências.
6. Avaliação
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Contínua, cumulativa e diversificada; prioriza aspectos qualitativos.
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Menções: MB (Muito Bom), B (Bom), R (Regular), I (Insatisfatório).
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Recuperação contínua obrigatória para alunos com dificuldades.
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Frequência mínima: 75%.
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Promoção: decisão do Conselho de Classe; admite progressão parcial em até 3 componentes (exceto série/módulo final).
7. Certificação
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Concluintes recebem diplomas (habilitação técnica) ou certificados (qualificação, especialização ou conclusão do Ensino Médio).
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Aproveitamento de estudos e certificação de competências são previstos, mediante comissão avaliadora.